terça-feira, 26 de abril de 2011

Soluções Tecnológicas

A Digimed é uma das principais criadoras (desenvolvedora) de soluções tecnológicas dentro do segmento de instrumentação analítica, um ramo da química analítica. A química analítica é uma tecnologia bastante recente (no início do século XIX por volta do ano 1900 se descobre o pH) se considerarmos que o ser humano descobriu o fogo na pré-história, já fazia medições de massa (peso) milhares de anos antes de Cristo e começou a estabelecer padrões de medida como o metro, e o quilograma, em meados de 1800.

Uma das principais aplicações da instrumentação analítica está direcionada para a utilização de água nas indústrias e envolve uma série de problemas técnicos que precisam ser solucionados para se evitar prejuízos nos processos de produção, seja no que tange à qualidade dos produtos obtidos nos processos, sejam os relativos a aumento de custos devido ao desgaste e manutenção ou troca de equipamentos da produção, tais como caldeiras e reatores devido a desgastes por problemas diversos, tais como incrustação.

Para entender esse fenômeno, basta imaginar o processo no qual se ferve água salobra ou mineral em uma panela. Após a evaporação de toda a água observa-se que, no fundo, há uma deposição branca, que corresponde à mistura de sais que estavam dissolvidos na água. Esta deposição chama-se incrustação.

Nos equipamentos industriais (trocadores de calor, caldeiras, torres de resfriamento), esta incrustação forma um isolamento que prejudica - quando não impede - a transmissão de calor. Como não há a adequada transmissão de calor, as paredes metálicas dos tubos ou da superfície de troca térmica são submetidas a temperaturas mais altas que as habituais, o que pode levar à sua ruptura.

Outro problema é o surgimento de corrosão, subjacente às incrustações como conseqüência de uma série de reações físico-químicas, que favorecem ainda mais o dano ao metal dos equipamentos.

Continue acompanhando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário